Dezessete de dezembro de 1981. Nessa data surgia o que viria a se tornar a Associação Nacional dos Empregados do Banco de Brasília (ANEABRB). Ao longo desses quarenta anos, a ANEABRB se tornou uma das mais expressivas associações de funcionários do Brasil com conquistas inéditas. Entre elas, tornar-se a maior sócia minoritária do Banco de Brasília (BRB). Um caso singular no Brasil.

A ANEABRB nasceu com o objetivo de ser um agente representativo dos funcionários ativos e aposentados do BRB. E, mais do que isso, de ser um agente de transformação na vida dos associados. No entanto, quando foi criada, o presidente do BRB era também presidente da ANEABRB. Nesse momento, os empregados tinham pouca voz dentro de sua própria entidade representativa – o que também levou à mudança que veio ao longo dos anos.

Nesta primeira fase, os fins sociais da ANEABRB, como definidos em seu estatuto, eram bem amplos. Embora já gerasse receitas, a associação poderia destinar recursos para ações sociais promovidas pelo Distrito Federal. Isso perdurou até 2004, quando foi formado o primeiro grupo de conselheiros. A partir deste ano, a ANEABRB deixou de ser administrada pelos dirigentes e indicações do BRB para ser administrada pelos funcionários diretamente.

Assumir a governança da ANEABRB foi a primeira grande conquista dos associados. Passou a ter um conselho deliberativo e eleições para sua diretoria, com maior controle gerencial e social. A nova forma de governança permitiu que a associação se dedicasse mais aos interesses de quem a compõe: os empregados do BRB.

A medida que marca uma mudança importante é a elaboração de um novo estatuto social. A promoção da saúde dos associados passou a ser o principal fim social da ANEABRB, que cresceu e ganhou mais independência ao longo do tempo. A associação passou a arcar com uma porcentagem dos custos de saúde com repasse de recursos.

Sustentabilidade econômica

Com espírito inovador, a ANEABRB foi um dos principais atores na criação da BRB Seguros, primeira fonte de renda da associação. Até certo ponto, a seguradora pertencia à associação, mas desde sua criação a busca na geração de receita atendia a um só propósito: possibilitar ações em benefício dos associados.

O universo cresceu, passou a incorporar cada vez mais iniciativas e era hora de reorganizar a casa. Mudanças e atualizações legislativas levaram a associação a acompanhar o BRB nas duas reorganizações societárias imprescindíveis para o cumprimento das leis vigentes. Nessas ocasiões, o propósito se manteve.

Mudanças por vezes assustam, mas em geral trazem melhorias. E foi isso que aconteceu na ANEABRB. Durante a primeira reorganização societária, entre 2006 e 2009, a associação tinha vários desafios para superar. Um deles era se adequar às normas do Tribunal de Contas do Distrito Federal. E para isso, foi importante segregar ANEABRB e a BRB Seguros. Após muitas negociações, a associação passou a ser sócia da BRB Card, guarda-chuva da seguradora.

Durante esse período, a ANEABRB conquistou muito. A associação ampliou suas instalações e passou a adquirir ações do BRB com o objetivo de se solidificar, o que colabora em sua sustentabilidade e perenidade. Também participou da criação da Clínica Saúde BRB, que promove assistência integral por meio da Atenção Primária à Saúde, segura, eficiente e de qualidade, cedendo, sem custos 16 salas e 12 vagas de garagem no Edifício Athenas.

A ANEABRB se tornou uma instituição com patrimônio robusto, sustentável, com planejamento financeiro rigoroso, que garante o acesso dos funcionários ativos e aposentados a um plano de saúde de primeira qualidade.

A partir da necessidade de expansão das empresas associadas, a ANEABRB também adquiriu novos imóveis no Edifício Athenas e o estacionamento do Shopping Liberty Mall. Essas aquisições permitiram aumentar as receitas que continuaram a ser aplicadas na promoção de ações em benefício dos associados.

Com o tempo, novas mudanças logo se tornaram necessárias. A partir de 2017, a ANEABRB acompanhou e negociou com o BRB um novo processo de reorganização societária. Agora eram necessárias adequações recomendadas pelo Banco Central.

O Banco Central do Brasil (BCB) reportou ao requerimento da Cartão BRB S/A para funcionar como instituição de pagamento, registrando que entendia “não recomendável” a presença de associações no grupo de controle de instituições ou dependam de sua autorização para funcionamento.

Os desafios ainda incluíram um percalço no caminho, a pandemia de Covid-19. Mas nem mesmo isso impediu que as tratativas continuassem. Durante o processo, a ANEABRB, além 7,5% normalmente pagos como patrocinadora, aumentou de 25% para 30% os repasses das despesas suplementares da Saúde BRB, em acordo para os próximos 30 anos, reafirmando e ampliando seu compromisso com os associados.

Em 17 de dezembro de 2021, a associação alcançou sua maior conquista até hoje, tornando-se sócia do BRB, com participação de cerca de 12% nas ações. Hoje as ações em saúde são mantidas com os recursos provenientes dos dividendos dessas ações.

A ANEABRB atualmente cobre 30% das despesas assistenciais. Isso significa que quase um terço de todas as despesas com saúde são arcadas com os recursos da associação. O que tem efeito direto no custo com saúde dos associados. E o universo segue em expansão…