A ANEABRB tem lucro?

A ANEABRB – Associação dos Empregados do Banco de Brasília por ser uma associação sem fins lucrativos apresenta superávit ou déficit em suas contas.

Para onde vai o superávit da Associação?

Em conformidade com o Art 23 do seu Estatuto Social, “os resultados positivos apurados em balanços terão a destinação que for atribuída pelo Conselho Deliberativo, observando os termos do inciso I, do artigo 3º, deste Estatuto, sujeita à homologação por parte da Assembleia Geral”. O Art. 3º, diz: “Apoiar e promover as necessidades de saúde, assistenciais, recreativas, culturais e previdenciárias de seus associados efetivos e de seus associados participantes e respectivos familiares, sempre sob a forma de planos coletivos ou custeio coletivo”.

Os dirigentes da ANEABRB (Diretores e Conselheiros) recebem alguma remuneração?

Os dirigentes da ANEABRB, ao longo de sua existência, não receberam e não recebem atualmente qualquer remuneração. A legislação vigente permite, com limites individuais e globais, remunerar seus dirigentes. A ANEABRB adequou seu estatuto à legislação. Entretanto, qualquer decisão nesse sentido será deliberada em assembleia geral.

Qual é a principal ação da ANEABRB em favor de seus associados?

A ANEABRB é responsável atualmente pelo repasse à Saúde BRB – Caixa de Assistência de 30% (trinta por cento) das despesas assistenciais, com o objetivo de subsidiar os seus associados, reduzindo a coparticipação, beneficiando também os patrocinadores. Vale destacar, ainda, que deste montante, 1% é destinado a programas de prevenção de doenças, em regime de parceria com a Associação Atlética Banco de Brasília – AABR, voltados aos Beneficiários do Plano de Saúde, com prioridade para idosos, portadores de doenças crônicas e em grupo de risco.

Quais outras ações da ANEABRB?

Convênios de cooperação e apoio junto à AABR – Associação Atlética Banco de Brasília, além de manter comodato de salas com a Saúde BRB – Caixa de Assistência, com o objetivo de contribuir para a redução das despesas assistenciais de seus associados.

Se o Associado aposentar ou romper seu vínculo trabalhista terá algum direito a receber da ANEABRB?

O Associado da ANEABRB não é um associado patrimonial, portanto não tem direito de quotas ou ao patrimônio da Associação.

Como tornar associado da ANEABRB?

Conforme o Art. 4º de seu Estatuto, a ANEABRB é composta por três categorias de associados, assim definidas:
Associados efetivos – todos os empregados ativos e aposentados do BRB – Banco de Brasília S/A;

Associados temporários – poderão ser admitidos correntistas e clientes do BRB – Banco de Brasília S/A, que estejam no exercício pleno de atividade profissional e atendam às condições e requisitos estabelecidos na proposta de adesão, permanecendo na qualidade de associados, enquanto estiverem vinculados aos respectivos planos de seguro em grupo disponibilizados pela ANEABRB.

Associados participantes – todos os empregados ativos e aposentados das empresas controladas pelo BRB Banco de Brasília S.A., da REGIUS Sociedade Civil de Previdência Privada, da Saúde BRB Caixa de Assistência, da ANEABRB – Associação dos Empregados do Banco de Brasília e da AABR – Associação Atlética Banco de Brasília.

Os Associados pagam alguma mensalidade?

Não, o Associado não paga qualquer tipo de mensalidade ou taxa à ANEABRB.

Como a ANEABRB obtém suas receitas?

A ANEABRB obtém receitas por meio da estipulação de seguros em grupo, das participações acionárias nas empresas do Grupo BRB e do aluguel de seus imóveis.