Comunicado Oficial da ANEABRB

Deliberações da ANEABRB sobre o Aumento de Capital do BRB

Prezados Associados,

A ANEABRB comunica aos seus associados e ao mercado em geral as deliberações e ações tomadas recentemente, referentes ao aumento de capital do BRB – Banco de Brasília S.A., conforme fato relevante divulgado em 14 de maio de 2024.

Resumo do Fato Relevante

Em 14 de maio de 2024, o BRB – Banco de Brasília S.A. anunciou a aprovação de um aumento de capital social no montante de até R$ 1.000.000.006,20, mediante a emissão de até 17.500.000 ações ordinárias e até 100.843.196 ações preferenciais, ao preço de R$ 8,45 por ação. Este aumento de capital visa fortalecer a estrutura de capital do banco, permitindo a expansão da marca e a implementação das estratégias de crescimento previstas no Planejamento Estratégico do BRB.

Contexto da Reunião do Conselho de Administração

Na reunião do Conselho de Administração do BRB, realizada em 13 de maio de 2024, foi deliberada a proposta de aumento de capital, conforme descrito no fato relevante acima. Essa deliberação visa fortalecer a estrutura de capital do banco e garantir a sustentabilidade de seus negócios.

Análise Técnica da Posição da ANEABRB

O conselheiro eleito pelos acionistas minoritários e indicado pela ANEABRB absteve-se de votar sobre a proposta de aumento de capital. Essa decisão foi baseada em uma análise técnica e seguiu normas e boas práticas de governança corporativa para evitar conflitos de interesse tanto pessoais quanto institucionais.

A abstenção foi necessária devido à possibilidade de conflito de interesses, dado que o conselheiro também ocupa o cargo de presidente da ANEABRB. Nesse contexto, participar da elaboração do preço da emissão pelo lado do banco e, ao mesmo tempo, balizar a decisão da ANEABRB com base nesse preço, configuraria um conflito de interesse. Portanto, a abstenção foi adotada como uma estratégia para assegurar a transparência e a integridade do processo decisório, protegendo os interesses da ANEABRB e de seus associados

Estudos em Curso

A ANEABRB está conduzindo uma análise detalhada e técnica para avaliar as melhores alternativas diante desta proposta de aumento de capital. Para isso, contratamos uma consultoria especializada, que está desenvolvendo um estudo aprofundado com base em diversas premissas e cenários. O escopo dos estudos inclui:

1. Exercício do Direito de Preferência: Avaliar a viabilidade e os benefícios de exercer o direito de preferência, mantendo a quantidade atual de ações e evitando a diluição da participação da ANEABRB em caso de efetivação da operação.
  1. Não Exercício do Direito de Preferência: Considerar a possibilidade de não exercer o direito de preferência, aceitando a diluição da participação da ANEABRB em função do preço base estabelecido pelo banco.
  1. Aquisição de Sobras de Ações: Analisar a oportunidade de adquirir ações remanescentes após o prazo de exercício do direito de preferência, com o objetivo de aumentar a participação da ANEABRB no capital do banco,  considerando que esta ação impactaria a liquidez disponível para cobrir as despesas do plano de saúde BRB, no qual a ANEABRB tem responsabilidade de custear entre 25% a 30% do plano A1, pelos próximos 26 (vinte e seis) anos.
  1. Avaliação do Valor Justo das Ações: Realizar um estudo detalhado sobre o valor justo das ações do BRB, comparando com o preço de emissão estabelecido pelo banco, para assegurar que a decisão da ANEABRB esteja fundamentada em critérios técnicos e financeiros sólidos.

Os resultados desses estudos serão apresentados à Diretoria da ANEABRB e seguirão os trâmites e a governança estabelecidos pela associação. A ANEABRB, como acionista do BRB, tem o prazo até o dia 16 de junho para se manifestar oficialmente sobre a decisão que será adotada em relação ao aumento de capital, garantindo que todas as análises e deliberações necessárias sejam realizadas de acordo com as melhores práticas e interesses de nossos associados e na condição de ser a maior acionista minoritária do BRB.

Conclusão

A ANEABRB está comprometida com a proteção e a valorização do patrimônio do BRB, com a garantia da sustentabilidade e da perenidade da Saúde BRB e com a transparência e a defesa dos interesses de seus associados. Valorizamos todas as opiniões e estamos abertos ao diálogo para esclarecer quaisquer dúvidas.

Atenciosamente,
ANEABRB